ONU - translation to ρωσικά
Diclib.com
Λεξικό ChatGPT
Εισάγετε μια λέξη ή φράση σε οποιαδήποτε γλώσσα 👆
Γλώσσα:

Μετάφραση και ανάλυση λέξεων από την τεχνητή νοημοσύνη ChatGPT

Σε αυτήν τη σελίδα μπορείτε να λάβετε μια λεπτομερή ανάλυση μιας λέξης ή μιας φράσης, η οποία δημιουργήθηκε χρησιμοποιώντας το ChatGPT, την καλύτερη τεχνολογία τεχνητής νοημοσύνης μέχρι σήμερα:

  • πώς χρησιμοποιείται η λέξη
  • συχνότητα χρήσης
  • χρησιμοποιείται πιο συχνά στον προφορικό ή γραπτό λόγο
  • επιλογές μετάφρασης λέξεων
  • παραδείγματα χρήσης (πολλές φράσεις με μετάφραση)
  • ετυμολογία

ONU - translation to ρωσικά

ORGANIZAÇÃO INTERGOVERNAMENTAL INTERNACIONAL
ONU; Onu; Nações Unidas; Organizações das Nações Unidas; Organização das Nações Unidas (ONU); O.N.U.; Estatuto das Nações Unidas; United Nations; The United Nations

ONU         
= Organização das Nações Unidas
Organização das Nações Unidas (ONU)         
Организация Объединенных Наций (ООН)
Organização das Nações Unidas (ONU)         
Организация Объединенных Наций (ООН)

Ορισμός

ONU
sigla de Organização das Nações Unidas.

Βικιπαίδεια

Organização das Nações Unidas

Organização das Nações Unidas (ONU), ou simplesmente Nações Unidas, é uma organização intergovernamental criada para promover a cooperação internacional. Uma substituição à Liga das Nações, a organização foi estabelecida em 24 de outubro de 1945, após o término da Segunda Guerra Mundial, com a intenção de impedir outro conflito como aquele. Na altura de sua fundação, a ONU tinha 51 Estados-membros; desde 2011, são 193. A sua sede está localizada em Manhattan, Nova York, e possui extraterritorialidade. Outros escritórios situam-se em Genebra, Nairóbi e Viena. A organização é financiada com contribuições avaliadas e voluntárias dos países-membros. Os seus objetivos incluem manter a segurança e a paz mundial, promover os direitos humanos, auxiliar no desenvolvimento econômico e no progresso social, proteger o meio ambiente e prover ajuda humanitária em casos de fome, desastres naturais e conflitos armados.

Durante a Segunda Guerra, o presidente estadunidense, Franklin D. Roosevelt, começou a discutir a criação de uma agência que sucederia a Liga das Nações, e a Carta das Nações Unidas foi elaborada em uma conferência em abril–junho de 1945; a carta entrou em vigor a 24 de outubro de 1945, e a ONU começou a operar. A sua missão de promover a paz foi complicada nas suas primeiras décadas de existência, por culpa da Guerra Fria, entre Estados Unidos, União Soviética e seus respectivos aliados. Teve participação em ações importantes na Coreia e no Congo-Léopoldville, além de ter aprovado a criação do estado de Israel em 1947.

O número de integrantes cresceu bastante após o grande processo de descolonização na década de 1960, ocorrido principalmente na África, na Ásia e na Oceania, e, na década seguinte, seu orçamento para programas de desenvolvimento social e econômico ultrapassou em muito seus gastos com a manutenção da paz. Após o término da Guerra Fria, a ONU assumiu as principais missões militares e de paz ao redor do globo, com diferentes níveis de sucesso. A organização foi laureada com o Nobel da Paz em 2001, e alguns de seus oficiais e agências também ganharam o prêmio. Outras avaliações da eficácia da ONU são mistas. Alguns analistas afirmam que as Nações Unidas são uma força importante no que tange manter a paz e o estimular o desenvolvimento humano, enquanto outros adjetivam-na de ineficiente, corrupta ou tendenciosa.

Seis órgãos principais compõem as Nações Unidas: a Assembleia Geral (assembleia deliberativa principal); o Conselho de Segurança (para decidir determinadas resoluções de paz e segurança); o Conselho Econômico e Social (para auxiliar na promoção da cooperação econômica e social internacional e desenvolvimento); o Conselho de Direitos Humanos (para promover e fiscalizar a proteção dos direitos humanos e propor tratados internacionais sobre esse tema); o Secretariado (para fornecimento de estudos, informações e facilidades necessárias para a ONU) e o Tribunal Internacional de Justiça (o órgão judicial principal). Além desses, há órgãos complementares de todas as outras agências do Sistema das Nações Unidas, como a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Programa Alimentar Mundial (PAM) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). O cargo mais alto na ONU é o de secretário-geral, ocupado por António Guterres desde 2017.

Παραδείγματα από το σώμα κειμένου για ONU
1. A citar ejemplos representativos, nuestro pais apoyo las medidas antiterroristas adoptadas en la ONU como la resolucion del 12 de diciembre de 2000 de la Asamblea General de la ONU sobre las medidas para eliminar el terrorismo, la aprobacion en el 8 de septiembre de 2006 de la "Estrategia antiterrorista global de la ONU" y la implementacion de la resolucion no. 1373 aprobada el 28 de septiembre de 2001 en el Consejo de Seguridad de la ONU.
2. Ѓ@Pyongyang, 26 de julio (ATCC) –– Recientemente, Japon sometio a la consideracion de la sesion plenaria de la Asamblea General de la ONU un "proyecto de resolucion" de 4 paises sobre la ampliacion del Consejo de Seguridad de la ONU, pero, la intencion del pais isleno de situarse en el CS de la ONU quedo frustrada por la oposicion de su aliado mayor EE.UU.
3. Asi senala el diario Rodong Sinmun en un comentario individual del dia 4 y continua: Las "fuerzas de la ONU" de que habla EE.UU. no son producto de alguna resolucion de la ONU ni criatura de esta organizacion internacional.
4. Segun demandan la imparcial opinion publica y la citada resolucion de la ONU, EE.UU. debe desarticular sin mas demora esa ilegal "comandancia de la ONU" y retirar lo mas pronto posible a sus tropas del suelo surcoreano.
5. Era como "un mercado persa", recordó Enrique Berruga, embajador de México ante la ONU.